Google
 

sábado, 21 de novembro de 2009

Pão doce com frutas cristalizadas

Bom, antes de ensinar a receita, vou fazer uma propaganda. Há duas semanas, eu e meu irmão resolvemos comprar uma panificadora. A maquineta é uma maravilha da modernidade! Eu lembro que a minha mãe perdia uma tarde inteira pra fazer bolo. Até por este motivo, bolo era uma coisa rara lá em casa. E pão? Só da padaria. Mas agora, com esse novo brinquedinho, já fiz algumas receitas de bolo sem nenhuma dificuldade (praticamente é só colocar os ingredientes, o resto ela faz sozinha!) e comecei a arriscar fazer umas receitas de pão que vieram no manual. Para a felicidade de vocês, hoje fiz o melhor pão até agora! E o melhor é que a receita é muito simples. Vamos aos ingredientes:

- 2 ovos mexidos (quebre 2 ovos numa xícara, ou um copo e dá uma misturada);
- 3 colheres de sopa de leite;
- 1/2 de colher de chá de sal
- 2 e 1/4 de xícaras de trigo (cuidado que no supermercado tem trigo com e sem fermento, nesse caso é SEM fermento)
- 3/4 de uma colher de chá de fermento instantâneo seco
- 200 gramas de frutas cristalizadas
- 1 gema (para o acabamento)
Modo de preparo:

Coloque os ingredientes. na ordem acima, até o fermento. Usando a panificadora, basta selecionar o ciclo de fazer massa que ela mistura os ingredientes e sova até formar a massa (esse processo pode ser feito à mão, bastando fazer uma cerca com a farinha e colocar os outros ingredientes no centro. Depois é só misturar até a massa ganhar consistência... mas haja braço! ). 20 min depois a máquina liga o aquecedor um pouquinho para que o fermento encontre a temperatura ideal para reagir com o açucar, liberar o CO2 e fazer a massa crescer. Esse passo demora em torno de 1h.

Depois de crescida a massa, espalhe farinha em uma superfície limpa (pelamordeDeus! Onde a sua esposa não te xingue!). Daí vc tira da panificadora, começa a misturar as frutas cristalizadas. Para isso você terá que sovar a massa, que significa apertar e espremer a bicha até que tudo esteja homogêneo novamente.

Nessa hora, já coloque o forno para pre-aquecer a 200 graus. Enquanto isso, corte a massa em 3 partes iguais e faça rolinhos com cada parte. Depois faça tranças com esses rolinhos (prometo que da próxima vez eu tiro foto dessa fase do processo). Pra finalizar, pegue a gema de 1 ovo (só a gema! A clara não interessa) e misture com 1 colher de açucar (eu usei açucar cristal, mas pode ser refinado também). Com um pincel, pincele a parte de cima da massa de forma a cobrir toda a superficie e coloque para assar em fogo baixo (no mínimo do fogão) por 15 minutos.

Voilà!

Se você quiser, pode fazer uma rosca. Mas, neste caso, cuidado para não deixá-la queimar. De outro modo, vai ter que ouvir piadinhas do tipo: "Você queimou a rosca! Hahahaha... "

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails